Videira está entre os melhores municípios catarinenses, segundo a Escala Brasil Transparente

Foram avaliados todos os estados e municípios com mais de 50 mil habitantes, que abrange 70% da população brasileira.

A Controladoria Geral da União – CGU divulgou neste mês, o resultado da 2ª edição da “Escala Brasil Transparente”, uma avaliação 360º que verifica o cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação sobre transparência pública.

Foram avaliados todos os estados e municípios com mais de 50 mil habitantes, que abrange 70% da população brasileira. Os municípios foram classificados com uma nota de 0 a 10, e Videira, alcançou a nota 9,29, ficando na 10ª posição entre os municípios de Santa Catarina, sendo as primeiras colocações das cidades de Criciúma, Gaspar e Balneário Camboriú. No Brasil todo, somente oito municípios tiveram a nota máxima.

“Dar transparência à população sobre os atos públicos faz parte do nosso jeito de administrar, respeitando, sobretudo, o cidadão videirense que tanto contribui para o desenvolvimento do município. É um orgulho para Videira estar tão bem posicionada nesta classificação. Seguimos buscando melhorar ainda mais”, comenta o Prefeito, Dorival Carlos Borga.

Para a classificação, a CGU considerou aspectos da transparência ativa, entre agosto de 2019 a janeiro de 2020, como a verificação da publicação de informações em sites oficiais e portais da transparência, sobre receitas e despesa, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras e outros. No quesito transparência passiva, foram considerados os dados de novembro e dezembro de 2020. No Brasil todo, somente oito municípios tiveram a nota máxima.

Fonte: Rádio Videira /Prefeitura de Videira
Foto: Prefeitura de Videira