Vereadores aprovam seis protos e encaminham mais 9 indicações ao Executivo Municipal

Sessão ordinária foi realizada na noite desta terça-feira (30)

A Câmara de Vereadores de Videira realizou na noite de ontem mais uma sessão deste ano.  O encontro iniciou 18h45 e foi realizado de forma presencial, com transmissão ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube e pelo Facebook da Câmara e da Rádio Videira. A sessão contou com a participação de todos os vereadores. Na pauta da ordem do dia foram votados três projetos em segundo turno, sendo eles:

Projeto de Lei número 019/2021, que abre crédito adicional para suplementação das dotações que especifica o orçamento vigente e dá outras providências. A medida se faz necessária para pagamento de aposentadorias e pensões de responsabilidade do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), estabelecidas na Lei Complementar número 023/2002, bem como pagamento de despesas diversas de custeio do regime.

Projeto de Lei número 020/2021, que dá denominação de ruas. Pela proposta, ficam denominadas as ruas do Loteamento Parolin, no bairro Santa Lúcia, como Rua João Vieira e Rua Marcelina Pazin. João Vieira atuava na área de comunicação, sendo colunista social, bem como, empreendedor na produção de eventos e na área de estética. Já Marcelina Pazin foi servidora municipal, exercendo o cargo de professora e tendo atuado à frente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal.

Projeto de Lei Ordinária número 021/2021, que dá denominação de ruas no Loteamento Dona Ermelinda, no bairro Santa Gema. Segundo o Executivo, as ruas serão denominadas em homenagem a municípios catarinenses que contribuíram para a construção da história do Estado, sendo propulsores da economia, turismo e cultura de Santa Catarina. Foram escolhidos para nomear as ruas, portanto: Joinville, Brusque, Chapecó, Lages, Criciúma, Curitibanos, Laguna, Itajaí e Mafra.

Os projetos foram aprovados por unanimidade e serão encaminhados ao Executivo para sansão. Já em primeiro turno, foram apreciados outros três projetos:

Projeto de Lei Ordinária número 025/2021, que abre crédito adicional para suplementação das dotações que especifica o orçamento vigente. A abertura do crédito se faz necessária para aquisição de computadores, coletes para fiscalização, camisetas de identificação, veículo, material de plotagem, folders, mão de obra e demais materiais necessários para o Procon.

Projeto de Lei número 028/2021, que dispõe sobre a reversão de imóvel concedido a empresa Ana’svi Confecções. A empresa recebeu um lote no Loteamento Condomínio Industrial Campina Bela para ampliação de sua fábrica, no entanto, passados dois anos da concessão, o Município oficiou a empresa, prorrogando o prazo em seis meses, no entanto, a empresa optou pela desistência voluntária.

Executivo Municipal proceder a concessão de direito real de uso de imóveis públicos que especifica à empresa Móveis Severo. A concessão será feita para a construção da sede da empresa a título de incentivo econômico, mediante geração de receita e empregos por parte da beneficiada.

Todos os projetos foram aprovados e serão encaminhados à ordem do dia da próxima sessão.  Ainda durante a sessão foram apresentadas 9 indicações:

A indicação número 069/2021, de autoria dos vereadores Edson Balena e Sérgio Ozelami solicita que seja analisada a possibilidade da construção de uma quadra de esportes na antiga fábrica de tubos no bairro oficina (Pedreirinha). Segundo a justificativa a construção de uma quadra poliesportiva no local, além de ser uma reivindicação antiga da comunidade, proporcionará aos moradores que desfrutem de um local adequado para a prática das suas atividades físicas. O vereador Sérgio Ozelami salienta a importância desta obra:

A indicação número 070/2021, dos vereadores Sérgio Ozelami e Rogério Pezzini solicita que seja analisada a possibilidade da criação do Museu do Esporte. De acordo com os vereadores, a proposição tem por objetivo eternizar os grandes medalhistas e registrar as grandes conquistas, pois, embora alguns atletas já tenham partido, outros têm nos representando e poderão expor a sua história. O vereador Sergio Ozelami fala a respeito desta indicação:

A indicação número 071/2021, de autoria do vereador Fernando Techio que seja elaborado um estudo de viabilidade de restrição de estacionamento em um dos lados da Rua Ernesto Lazzaroto, bairro Vila Verde. Segundo a justificativa, essa é uma reivindicação de munícipes que trafegam diariamente pela via e de moradores que residem nas proximidades, os quais relatam que, em virtude dos carros estacionados em ambos os lados da via, os caminhões e ônibus encontram dificuldades para trafegar no local, trancando a rua e podendo causar acidentes.

A indicação número 072/2021, de autoria do vereador Fernando Techio solicita para que seja realizada uma manutenção na rua São José e rua Sartor, na comunidade de São José Segundo o vereador, a indicação consiste numa reivindicação dos moradores da região que solicitam a realização de uma manutenção nos referidos trechos devido ao grande número de buracos e pedras soltas e aparentes. Dessa forma, a melhoria beneficiará os motoristas, melhorando a trafegabilidade das ruas, além de contribuir com a segurança e conforto dos moradores.

A indicação número 073/2021, de autoria da vereadora Janaína Guedes solicita que seja analisada a viabilidade de realizar a pavimentação com pedras irregulares na rua Aytir Zanotto bairro Amarante. De acordo com a vereadora autora, a indicação consiste em uma reivindicação dos moradores locais e usuários da via que encontram dificuldades em transitar pelo local, em virtude da pista ainda ser de chão batido e pelas constantes intempéries climáticas dificultarem o tráfego no local, sobretudo em dias chuvosos. Dessa forma, a realização da obra, melhorará a trafegabilidade na via, proporcionando maior conforto e segurança a todos os seus usuários e moradores adjacentes.

A indicação número 074/2021, de autoria da vereadora Janaína Guedes solicita que seja avaliada a possibilidade de implantar uma cobertura na entrada do CEMEI Monteiro Lobato, no bairro Panazzolo. De acordo com a justificativa, a indicação consiste em uma reivindicação dos pais que diariamente deixam os seus filhos no Cemei, e constataram que o acesso ao local ocorre por uma rampa descoberta, o que tem causado inúmeros transtornos, principalmente em dias chuvosos, quando inevitavelmente as crianças acabam se molhando. A construção de uma cobertura na entrada proporcionará mais conforto e segurança a todos que frequentam o local e servirá como medida de prevenção à saúde e qualidade de vida às crianças.

A indicação número 075/2021, de autoria do vereador Marcos Both, solicita que seja construído um ponto de ônibus, com abrigo de passageiros, na Rua Ivo Rostirola, no Bairro Carelli, próximo ao mercado. De acordo com a justificativa, essa é uma solicitação dos moradores, cuja finalidade é a construção de um local adequado para que os usuários de transporte coletivo possam se abrigar das intempéries climáticas, enquanto aguardam a chegada do ônibus. O objetivo desta indicação é proporcionar maior segurança e conforto aos moradores do bairro que precisam esperar pela condução.

A indicação número 076/2021, de autoria do vereador Alnei Moriggi solicita que seja viabilizada junto à concessionária do transporte público, Santa Terezinha, a ampliação no itinerário da Rua Onélio Dalposso, no Bairro Cibrazém. De acordo com a justificativa, a indicação é uma reinvindicação recorrente dos moradores daquele bairro e das comunidades próximas. Com esta medida, busca-se atender aquelas pessoas que necessitam do sistema de ônibus para realizar suas atividades, como os estudantes, moradores e trabalhadores. Dessa forma, esta melhoraria irá contribuir significativamente com o bem-estar e segurança dos munícipes.

A indicação número 077/2021, de autoria do vereador Alnei Moriggi, solicita que seja promovida  a reforma e ampliação do Parque Infantil na Escola Polo Professora Sueli Maria Gueller, na comunidade de Sede Etelvina. Segundo o vereador autor, a indicação se justificativa diante da necessidade de promover a melhoria e ampliação de parque Infantil, na escola. A instituição presta um serviço relevante às comunidades locais e adjacentes há anos, e possui um número considerável de estudantes, que buscam conhecimento e desenvolvimento no processo educacional. A adoção da presente proposição, objetiva fomentar o lazer, desenvolver as habilidades psicomotoras nas crianças, além de promover a interação social entre os estudantes.

O vereador Fernando Techio fez uso da tribuna e falou a respeito da emenda destinada ao Hospital Salvatoriano Divino Salvador:

A vereadora Janaína Guedes também fez uso da palavra e falou a respeito da razão pela qual Videira não aparece na lista da Fecam no que se refere à intensão de compra da Vacina Sputinik V.

Fonte: Rádio Videira
Foto: Rádio Videira