Unoesc Videira faz doação de álcool em gel

Objetivo é auxiliar no combate ao Covid-19

A fim de auxiliar a comunidade onde está inserida e colaborar no trabalho de prevenção e combate ao coronavírus, em parceria com indústria da região, a Unoesc Videira produziu cerca de 250 quilos de álcool em gel. A elaboração foi realizada pelas coordenações dos cursos de Farmácia e Biotecnologia com auxílio das técnicas de laboratórios.

Do total fabricado, 200 quilos foram doados para a Vigilância Sanitária do município que dará destinação aos hospitais da cidade, centros de saúde e demais locais que entenderem necessário neste momento. O restante foi destinado ao Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) de Joaçaba.

O produto passou por um rigoroso controle de qualidade para garantir sua efetiva ação, em que 100 litros de álcool, os quais serviram de matéria-prima para a produção, foram doados pela empresa Indústria de Bebidas Pinheirense Ltda., de Pinheiro Preto, e a outra parte do álcool e demais insumos, foram doados pela Unoesc.

O diretor de Graduação Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Gilson Luiz Leidens, reitera que essa iniciativa demonstra que a Unoesc está colaborando com ações efetivas na comunidade e destaca que a preocupação maior é com a saúde e a segurança da população, e em especial, com os profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate ao vírus e na assistência médica da população.

— Desta forma, entendemos ser o papel da Universidade auxiliar em tudo que for necessário, e neste momento, na produção do álcool gel que está em falta no mercado. Além disso a Unoesc Videira participa também do Comitê de Gestão Preventiva COVID-19, criado pelo poder público municipal para dentre outras tantas iniciativas, estar atenta às demandas em que pode auxiliar. Todo esse movimento, que nos fez mudar a rotina, está gerando muito aprendizado, mas talvez, o maior deles seja o de que precisamos uns dos outros.

A iniciativa em produzir o álcool em gel reforça o conjunto de ações adotadas pela Unoesc no combate ao Covid-19, tais como isolamento social, suspensão das atividades presenciais e a disponibilização de informações sobre o vírus e medidas de prevenção, no site e nas redes sociais oficiais da Universidade.

Além de produzir e distribuir o produto, a Unoesc orienta que a população continue adotando medidas preventivas com relação à prevenção da contaminação pelo Covid-19.

O vice-reitor da Unoesc Videira, professsor Ildo Fabris, agradece o pronto atendimento dos sócios proprietários da empresa Indústria de Bebidas Pinheirense pela cedência da matéria-prima, como também, a todos aqueles que se empenharam na produção do produto, em especial, aos coordenadores do curso de Farmácia e Biotecnologia e também às funcionárias dos laboratórios.

Por fim, o dirigente informou que Unoesc Videira entra agora numa segunda etapa de produção de álcool gel, por meio de doação de mil litros de álcool 70 pela empresa Ambev de Lages, conseguidos através do senador Jorginho Mello e da deputada federal Carmen Zanotto, através do reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon.

— Nesta segunda etapa, a empresa Indústria de Bebidas Pinheirense continua como parceria, e desde já, antecipamos nossos agradecimentos a todos — finalizou o vice-reitor.

 

Fonte: Jornalismo Rádio Videira/ Assessoria de Imprensa
Foto: Assessoria de Imprensa