Último dia de inverno terá temperaturas baixas em SC

Ao longo da tarde as temperaturas não sobem tanto

Nesta segunda-feira (21) temos o último dia oficial do inverno 2020. De maneira astronômica a primavera começa às 10h31 de terça (22). E este último dia de inverno teve amanhecer frio no Estado, com cada região tendo a sua intensidade. 

As menores temperaturas ocorreram na Serra:

-0,4°C Urubici

1°C Urupema 

1,6°C São Joaquim

2,4°C Bom Jardim da Serra

3°C Campo Belo do Sul

5,9°C Painel

A massa de ar frio que trouxe esse amanhecer de temperaturas baixas passa entre Santa Catarina e o mar. Desta forma, teremos um dia de sol entre nuvens, com o sol predominando mais no Oeste e Sul. Na faixa entre Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte as nuvens predominam, deixando o dia mais encoberto devido à umidade do mar.

Ao longo da tarde as temperaturas não sobem tanto, o inverno 2020 termina dentro da sua características maior.

FRIO NO AMANHECER DESTA TERÇA-FEIRA

Entre a noite de segunda-feira o amanhecer desta terça vamos ter frio pelo Estado. Na Serra, além da chance de geada, teremos temperaturas negativas. Em boa parte de Santa Catarina o dia começa com algo entre 6 e 9°C. 

Vamos ter novamente a presença do sol entre nuvens com tempo seco. Porém, Grande Florianópolis, Sul, Vale do Itajaí e Norte seguirão com momentos bem nublados devido à umidade do mar. 

Ao longo da tarde teremos temperaturas altas no Oeste, na faixa dos 26 a 28°C. Ou seja, uma grande amplitude térmica na região devido ao amanhecer frio. Uma característica da primavera. 

Nas outras regiões não teremos esse aquecimento. Boa parte do Estado, 18 a 21°C. 

TEMPERATURA EM ELEVAÇÃO

Gradativamente o ar frio irá se afastar do Estado ao longo da semana. Isso irá permitir elevação da temperatura. Desta forma, vá esperando tardes quentes com calor para a “segunda parte” da semana.

POUCA CHUVA NOS PRIMEIROS DIAS DA PRIMAVERA

O mapa mostra uma tendência de volume de chuva dentro dessa semana. Vamos ter domínio de ar seco. 

A umidade do mar – devido à presença do ar frio no oceano – poderá trazer alguma instabilidade bem fraca no amanhecer de quarta e quinta, mas não passando de fraco e do amanhecer.

Fonte: Jornalismo Rádio Videira/Leandro Puchalski
Foto: Divulgação