Semana termina com mais um dia de calor em Santa Catarina

Apesar das aberturas de sol, sexta-feira deve ter presença de nuvens, com possibilidade de pancadas de chuva

O calor volta a predominar nesta sexta-feira, 10. As temperaturas passam facilmente da casa dos 30°C pelo Estado. Em algumas cidades a temperatura será até mais alta do que já fez na quinta-feira, 9.

Isso pelo que chamamos de aquecimento pré-frontal, ou seja, quando um ar quente avança sobre uma região antecedendo uma frente fria que é um sistema de chuva. Assim a previsão é de algo entre 35 e 37°C no Litoral, Vale do Itajaí e Norte.

Da Serra para o Oeste, na casa dos 30°C. Só que no Sul o aquecimento adiabático – quando ventos descem pela encosta da Serra em direção a região se aquecendo – tende a trazer picos entre 38 e 40°C.

O sol aparece nesta sexta em todas as regiões. No entanto, com momentos de maior nebulosidade devido a aproximação e avanço da frente fria que passa pelo mar. Dessa forma, no Oeste, em poucas cidades, já há condições de chuva. Ela ocorre mesmo é mais da tarde para a noite em todas as regiões.

Só que chamo atenção: chuva de verão, ou seja, muitas áreas terão só aumento de nuvens. Onde ela ocorre, pelo calor, chance de temporais!

Ouça a previsão completa para a região de Videira com o meteorologista Leandro Puchalski:

Fim de semana típico de verão

Isso porque não só a temperatura estará alta, acima dos 30°C em boa parte das cidades. É porque o sol irá aparecer em meio as nuvens, que ganham força ao longo do dia, trazendo entre a tarde a noite novas pancadas de chuva. Elas serão de verão, ou seja, seguem mal distribuídas e passageira. Mas onde ocorrem vem pelo menos com algumas trovoadas.

Fonte: Jornalismo Rádio Videira/ Leandro Puchalski
Foto: Rádio Videira
Comentários
Carregando...