Saúde promove dia D de vacinação contra Sarampo e Febre Amarela

No próximo dia 14, todas as unidades de saúde e o Pam estarão atendendo das oito às 17 horas

A Secretaria de Saúde e Ação Social, seguindo orientação do Ministério da Saúde, está intensificando a vacinação contra Sarampo e Febre Amarela em Videira. O objetivo é vacinar o maior número de pessoas dentro das faixas etárias previamente definidas, a fim de prevenir a disseminação dessas doenças. Para isso, no próximo dia 14 de setembro acontece o Dia D de vacinação, quando todas as unidades de saúde e o Pam estarão atendendo das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

A vacinação foi intensificada desde quinta-feira (22) e as doses já estão sendo aplicadas no Pronto Atendimento Médico (PAM), que fica em frente à UPA 24h. O Dia D é voltado para os que não conseguem receber as doses no horário normal de atendimento neste local. É importante que as pessoas que forem tomar a vacina apresentem a carteira de vacinação, para conferência, evitando assim que sejam aplicadas doses em pessoas já imunizadas.

As crianças de 6 a 11 meses deverão receber a primeira dose da vacina contra o Sarampo, denominada “dose zero”. Pessoas com menos de 30 anos, que não possuem comprovação de que já tomaram essa vacina, deverão receber duas doses. Em adultos de 30 a 49 anos, que também não possuem a comprovação, será aplicada uma dose. Para os adultos com mais de 49 anos, a vacina será apenas para os que irão viajar para áreas endêmicas, ou seja, onde ocorre o risco de adquirir a doença. Gestantes, pessoas que já contraíram a doença e as que possuem as vacinas em dia não serão imunizadas.

Em relação à vacina contra a Febre Amarela, devem se vacinar todas as pessoas com idade entre nove meses e 59 anos. Quem tiver o comprovante de imunização, não será vacinado, visto que é necessária apenas uma dose durante toda a vida. Em idosos acima de 60 anos, a vacina só será feita mediante avaliação médica. A vacina não será aplicada em gestantes.

Fonte: Jornalismo Rádio Videira/Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Comentários
Carregando...