Santa Catarina descarta único caso suspeito de coronavírus no estado

Com isso, estado não tem mais casos em análise

A Secretaria da Saúde de Santa Catarina informou na tarde da segunda-feira, 10, que foi descartado o caso suspeito de novo coronavírus de um paciente morador de Rio do Sul, no Vale do Itajaí. O descarte ocorreu após exames de laboratório.

Com isso, agora o estado não tem mais casos suspeitos. No total, quatro foram descartados após exames laboratoriais. Em todo o país, são sete suspeitos e 32 que deram negativo para a doença.

Segundo a secretaria, todas as pessoas vindas da China nos últimos 14 dias e que apresentem febre e sintomas respiratórios podem ser considerados suspeitos.

As amostras são encaminhadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Florianópolis. A diretora do local, Marlei Pickler Debiasi dos Anjos, afirmou que Santa Catarina é capacitado para detectar vírus respiratórios, como o Influenza.

Ela explicou que, pelo protocolo adotado, caso os resultados do Lacen deem negativos para esses exames, as amostras seguem para laboratórios de referência, que podem identificar o novo coronavírus. Porém, se for verificado que o paciente está com um vírus comum, o caso é descartado.

Os laboratórios de referência nacional são: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ), Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará.

Fonte: Jornalismo Rádio Videira
Foto: Imagem ilustrativa/ Divulgação