Renovação de CNH vencida em 2020 tem prazo definido; confira o calendário

Os prazos começam a partir de 1º de janeiro de 2021.

Motoristas que tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida em 2020 terão prazo de 12 meses, a contar da data de vencimento, para renovar a documentação. Os prazos começam a partir de 1º de janeiro de 2021 e foram definidos pela Resolução 805/2020 do Conselho Nacional de Trânsito, publicada no Diário Oficial da União.

A nova publicação revoga a resolução de julho de 2020, que interrompia os prazos de processos e procedimentos de órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT). A medida vale para todos os motoristas que tiveram a CNH vencida durante o ano da pandemia do coronavírus, quando os serviços foram paralisados.

Na prática, a resolução determina que os condutores que tiveram a permissão para dirigir vencida em janeiro de 2020, renovem o documento entre 1º e 31 de janeiro de 2021. Os prazos correm de forma sucessiva (veja lista abaixo): para quem teve vencimento em fevereiro de 2020, o prazo é fevereiro de 2021, seguindo, assim, até 31 de dezembro de 2021.

A resolução, que também é válida para a Permissão Para Dirigir (PPD), carteira provisória utilizada durante o primeiro ano de habilitação do motorista, leva em conta a normalização das atividades dos órgãos de trânsito e o retorno das atividades presenciais ao público.

Fonte: Jornalismo Rádio Videira / Secom
Foto: Divulgação