Remédio 100% brasileiro pode ajudar no combate a Covid-19

Usado para casos de câncer o OncoTherad associado a antibióticos e corticoides impediu fortes infecções de pulmão em contaminados com coronavírus

Um medicamento desenvolvido por pesquisadores da universidade estadual de Campinas, a UNICAMP, pode se tornar uma arma importante contra o coronavírus. O ONCOTHERAD, como é chamado, começou a ser desenvolvido há treze anos e é usado para estimular o sistema imune a combater o câncer, principalmente, o de bexiga.

Foram testadas cinco pessoas que contraíram a forma grave da covid-19, e que se tratavam de tumores na bexiga. O ONCOTHERAD foi usado junto com antibióticos e corticoides, e o que foi observado é que a combinação amenizou a inflamação desregrada no pulmão, e reduziu o tempo de internação de 18 para 10 dias, além de não ter sido necessária a intubação dos pacientes.

Wagner José Fávaro é um dos responsáveis pelo desenvolvimento do medicamento, além de ser professor do instituto de biologia da UNICAMP e bolsista do O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Ele comenta como o uso do ONCOTHERAD associado a antibióticos e corticoides agiu no organismo de um dos pacientes analisados.

O ONCOTHERAD está em fase de testes clínicos, e ainda não está disponível comercialmente. Ele é distribuído apenas a pacientes do SUS em tratamento de câncer, participantes dos testes. O ONCOTHERAD é 100% brasileiro: criado, desenvolvido e produzido no país.

Fonte: Jornalismo Rádio Videira/Mais News
Foto: Divulgação