Rede municipal de Educação inicia atividades não presenciais em 1º de junho

Atividades serão fornecidas pela internet e de forma impressa

Desde o início da pandemia do coronavírus, em 19 de março, os alunos e demais funcionários da rede municipal de ensino foram dispensados das aulas presenciais, conforme determinação do Estado e município. Para minimizar os impactos dessa suspensão, a Prefeitura de Videira, através da Secretaria Municipal de Educação, elaborou o Plano de Atendimento Emergencial da Educação. Aprovado pelo Conselho Municipal de Educação, o mesmo consiste na continuidade das aulas utilizando métodos não presenciais, através de atividades on-line ou impressas, que serão aplicadas a partir do dia 1º de junho.

Uma das estratégias de ensino adotadas neste período será a utilização da plataforma on-line Google for Education, onde os alunos receberão um login e uma senha que dará acesso a videoaulas, conteúdos e atividades semanais para serem assistidas e feitas de forma remota, utilizando a internet.

Para os alunos que não têm acesso à rede, o conteúdo e as atividades da semana serão repassados de forma impressa, devendo ser retiradas todas as segundas-feiras, das 9h às 11h, nas unidades escolares. Para garantir o acesso de todos aos conteúdos, será feito um acompanhamento semanal junto aos pais e/ou responsáveis, que serão peças-chave neste momento.

Para os alunos da educação infantil, de 0 a 5 anos, continuam sendo repassadas sugestões de atividades não obrigatórias, a fim de estimular o aprendizado fora da sala de aula. Já para os alunos do Ensino Fundamental, as atividades disponibilizadas serão de caráter obrigatório, sendo a participação do aluno contabilizada como horas letivas.

É importante ressaltar que o encerramento do ano letivo só se dará após o cumprimento efetivo de 800 horas de trabalho escolar. Para isso, após o retorno das aulas presenciais haverá ainda reposição das aulas aos sábados, feriados e períodos de recesso escolar. Para adaptar-se à nova realidade de ensino e oferecer os conteúdos com qualidade, os professores passaram por capacitações, estando preparados para utilização dos recursos da plataforma on-line.

O secretário da Educação Luiz Felipe Torcatto Zanella comenta sobre o assunto. Ouça:

Fonte: Jornalismo Rádio Videira/ Com informações da Assessoria de Imprensa
Foto: Assessoria de Imprensa