Prova de vida está suspensa até setembro

O governo prorrogou a medida que acabava na quinta-feira (16)

A Prova de Vida para aposentados e pensionistas continuará suspensa até o dia 30 de setembro. A suspensão já estava valendo desde março, início da pandemia, e tinha previsão de acabar no próximo dia 16.

As visitas de equipes técnicas para quem não pode sair de casa também estão suspensas. A medida visa evitar a contaminação por covid-19 de pessoas do grupo de risco, como idosos e deficientes acamados. A iniciativa deve abranger aproximadamente 700 mil pessoas.

A Prova de Vida é fundamental para a continuidade do pagamento de benefícios previdenciários e pensões. De acordo com o governo federal, mesmo sem a realização do procedimento, as aposentadorias não serão cortadas neste período de pandemia.

O INSS informou que vai começar a testar em agosto a prova de vida digital. De acordo com a Previdência, o procedimento poderá ser feito pela câmera do celular ou por biometria. Em geral, a prova de vida é realizada na agência bancária onde o aposentado recebe.

Quem não consegue ir até a agência deve enviar um procurador previamente registrado, ou solicitar o serviço em casa. Por meio do telefone 135, o aposentado pode informar sobre a necessidade ou não da prova de vida.

Fonte: Jornalismo Rádio Videira/Mais News
Foto: Divulgação