Prefeitos comentam proposta de extinção de municípios

Na região, afetados seriam Ibiam e Ibicaré

Começou a tramitar em Brasília uma proposta do governo federal que pode acabar com centenas de prefeituras pelo Brasil. As mudanças no pacto federativo propostas preveem a incorporação a municípios vizinhos das cidades com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total.

Em Santa Catarina, 39 municípios podem ser afetados, segundo estudo do Tribunal de Contas do Estado (TCE). No Vale do Rio do Peixe, os afetados seriam Ibiam e Ibicaré.

O prefeito  de Ibicaré, Gianfranco Volpato, afirma estar surpreso com essa medida, mas acredita que o município tem mecanismos  para evitar que isso aconteça.

 

O prefeito de Ibiam,  Ivanir Zanin, afirma que seu município não terá condições de atender a nova medida, mas afirma que buscará uma forma para não perder a condição de município.

 

Já o presidente da Amarp, prefeito Dorival Carlos Borga, afirma que que na próxima semana os prefeitos estarão reunidos com a Fecam para discutir o assunto. Ele disse que é contra a incorporação, mas acha que os municípios terão que fazer adequações para não dependerem tanto do governo federal.

Fonte: Jornalismo Rádio Videira
Foto: Imagem ilustrativa/ Divulgação
Comentários
Carregando...