Olimpíada de Tóquio é adiada para 2021 em meio à pandemia de coronavírus

É a primeira vez na era moderna dos Jogos Olímpicos que uma edição será adiada

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, anunciou nesta terça-feira, 24, que o país chegou a um acordo com o chefe do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, para que os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio sejam adiados até o próximo ano. “Concordamos que um adiamento seria a melhor maneira de garantir que os atletas estejam em ótimas condições quando competem e garantir a segurança dos espectadores”, disse o premiê a repórteres.

O anúncio ocorreu após uma ligação das duas autoridades com o governador de Tóquio, Yuriko Koike, o secretário do gabinete Yoshihide Suga, o presidente do Comitê Organizador de Tóquio 2020, Yoshiro Mori, e o ministro das Olimpíadas, Seiko Hashimoto.

É a primeira vez na era moderna dos Jogos Olímpicos que uma edição será adiada. Durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, três edições não aconteceram. Minutos depois do pronuciamento, o COI emitiu uma nota. “Nas atuais circunstâncias, e com base nas informações fornecidas hoje pela OMS, o Presidente do COI e o primeiro-ministro do Japão concluíram que os Jogos da XXXII Olimpíada de Tóquio devem ser remarcados para uma data posterior a 2020, mas o mais tardar no verão de 2021, para proteger a saúde dos atletas, todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos e na comunidade internacional”, lê-se no texto.

Na segunda-feira, 23, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que a pandemia da Covid-19 está ‘acelerando’. Atualmente, existem mais de 375 mil casos registrados em todo o mundo e em quase todos os países, e seu número está aumentando a cada hora. “Os líderes concordaram que os Jogos Olímpicos de Tóquio poderiam ser um farol de esperança para o mundo durante esses tempos difíceis e que a chama olímpica poderia se tornar a luz no fim do túnel em que o mundo se encontra atualmente. Portanto, foi acordado que a chama olímpica permanecerá no Japão. Também foi acordado que os Jogos manterão o nome de Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020”, completa o comunicado.

Fonte: Jornalismo Rádio Videira/ Correio do Povo
Foto: Reprodução/ Fox Sports