Observatório Astronômico oferece palestras online para rede de educação de videira e região

Secretarias de Turismo e Cultura e de Educação de Videira, estão organizando um conjunto de vídeo aulas sobre astronomia para introduzir este conhecimento em séries e disciplinas apropriadas, como atividades complementares para os alunos da Rede Municipal de Ensino.    

Mais que um ponto turístico, o Observatório Astronômico Municipal Domingos Forlin (ODF) realiza um trabalho de divulgação científica e de expansão do conhecimento relacionado a astronomia e ciências afins. Em 2020, por conta da pandemia da Covid-19, o espaço ficou fechado para visitantes, seguindo as medidas restritivas para evitar contágio pelo coronavírus. Como outros segmentos, foi preciso se reinventar e utilizar a tecnologia para continuar compartilhando conhecimento e mantendo o interesse da comunidade pela astronomia.

A partir isso, o turismo de experiência que o Observatório fomenta, foi parar dentro das salas de aula do nosso município e da região. A exemplo disso, nos dias 07 e 08 de julho houve uma palestra online com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesi de Videira e Caçador, Sesi e Prefeituras de Fraiburgo e Salto Veloso, mediadas pela professora Sara Trindade Dias Nava e ministradas pelo professor e assessor técnico do ODF, Odirlei Marcelo Alflen. A aula aconteceu via google meet, por onde os alunos puderam interagir em tempo real.

Além disso, as Secretarias de Turismo e Cultura e de Educação de Videira, estão organizando um conjunto de vídeo aulas sobre astronomia para introduzir este conhecimento em séries e disciplinas apropriadas, como atividades complementares para os alunos da Rede Municipal de Ensino.

É importante ressaltar que o Observatório está aberto para receber videirenses e turistas que desejem conhecer mais sobre o universo da astronomia e queiram fazer a visualização noturna do céu, sempre respeitando as medidas de prevenção da Covid-19. O ODF está aberto de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30.

Para agendar a sua visita ou a de grupos turísticos, ou mesmo uma palestra sobre astronomia, contate nossa equipe pelo telefone: 3566 7053.

Fonte: Rádio Videira /Prefeitura de Videira
Foto: Prefeitura de Videira