INSS: pagamento do 13º será adiantado todo ano

A partir do ano que vem, a primeira parcela será sempre paga entre o fim de agosto e o início de setembro

O INSS estabeleceu novas regras para o pagamento do décimo terceiro salário a aposentados e pensionistas. O dinheiro beneficia quem recebe auxílio por incapacidade temporária – o antigo auxílio-doença -, auxílio-acidente, aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

O pagamento, agora, será antecipado todos os anos automaticamente. Ou seja, sem a necessidade de que o governo federal edite uma nova autorização a cada exercício.

A partir do ano que vem, a primeira parcela será sempre paga entre o fim de agosto e o início de setembro. E a segunda parte do abono será quitada entre novembro e dezembro.

As regras já foram publicadas no Diário Oficial da União. Este ano, por causa da pandemia, o governo federal decidiu antecipar as duas parcelas.

A primeira foi paga no começo de maio. E a segunda parte foi depositada em junho. O Decreto promove outras mudanças na Previdência Social.

O texto acrescenta como segurados, na categoria de contribuinte individual, vários profissionais, como motoristas de aplicativos, artesãos e repentistas. Também passa a incluir como segurados os empregados sujeitos a contrato de trabalho intermitente.

Fonte: Jornalismo Rádio Videira/Mais News
Foto: Divulgação