Governo do Estado confirma 281 casos e cinco mortes por Covid-19 em SC

Três novos municípios entraram na lista de cidades com casos confirmados: Biguaçu, Joaçaba – cujo caso é de um morador de Tangará – e Paulo Lopes

Santa Catarina tem 281 casos confirmados de infecção por coronavírus e cinco mortes causadas pela Covid-19. O número foi informado pela Secretaria de Estado da Saúde no fim da tarde desta quinta-feira, 2.

As três novas mortes confirmadas são de uma idosa de 87 anos que estava internada em um hospital particular de São José, um homem de 73 anos morador de Criciúma e uma mulher de 66 anos do município de Antônio Carlos, que estava internada no Hospital Municipal de Biguaçu.

O morador de Criciúma teve a infecção por coronavírus confirmada no segundo teste. O primeiro, realizado pelo Lacen em uma coleta feita sete dias após o início dos sintomas, por meio de swab combinado (nasal/oral) deu negativo. O segundo, executado pelo Laboratório Hermes Pardini, analisou coleta de secreção traqueal feita 11 dias após o início dos sintomas e apresentou resutado positivo para o novo coronavírus. Os dois laboratórios utilizaram o mesmo método (RT-PCR). Estudos recentes têm demonstrado que a sensibilidade do método pode variar a depender da amostra clínica utilizada (secreção nasal, secreção traqueal, lavado broncoalveolar) e também do tempo decorrido entre o início dos sintomas e a coleta do material.

O número de casos confirmados nesta quinta representa um aumento de 13,8% em relação ao dia anterior. Três novos municípios entraram na lista de cidades com casos confirmados: Biguaçu, Joaçaba e Paulo Lopes. Em relação a Joaçaba, o caso é de um morador de Tangará que foi atendido naquele município e teve a confirmação divulgada na noite da quinta, 2.

Municípios com casos da doença

Antônio Carlos – 8
Balneário Arroio do Silva – 1
Balneário Camboriú – 10
Biguaçu – 1
Blumenau – 22
Braço do Norte – 12
Brusque – 3
Camboriú – 7
Canelinha – 1
Chapecó – 5
Criciúma – 23
Florianópolis – 71
Gaspar – 2
Gravatal – 3
Içara – 1
Imbituba – 5
Indaial – 1
Itajaí – 19
Itapema – 2
Jaguaruna – 2
Jaraguá do Sul – 4
Joaçaba – 1
Joinville – 16
Lages – 1
Laguna – 1
Navegantes – 4
Papanduva – 2
Paulo Lopes – 1
Pescaria Brava – 1
Pomerode – 1
Porto Belo – 4
Rancho Queimado – 2
São Francisco do Sul – 1
São José – 12
São Lourenço do Oeste – 1
São Ludgero – 2
São Pedro de Alcântara – 1
Siderópolis – 2
Tijucas – 1
Timbé do Sul – 1
Tubarão – 14
Urussanga – 1
Outros estados -5
Outros países – 3

 

Videira segue sem casos confirmados

O boletim da quinta-feira (02), registrou aumento em todos os indicadores do Covid-19 em Videira, sendo casos suspeitos, monitorados e descartados. Fica um alerta para não relaxar com as medidas de prevenção, tendo em vista que infectologistas apontam que a pandemia apresentará aumento de contaminação nas próximas semanas.

Números no país

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 7h30 desta sexta-feira (3), 8.076 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, com 327 mortes pela Covid-19.

O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na tarde de quinta-feira (2), apontava 299 mortes e 7.910 casos confirmados de coronavírus no Brasil.

Fonte: Jornalismo Rádio Videira
Foto: Divulgação