Governo de SC define datas de pagamento do 13º salário dos servidores

Servidores devem receber o valor em três etapas, sendo a primeira em 19 de julho

O governo de Santa Catarina divulgou, nesta segunda-feira, 1º, as datas de pagamento do 13º salário dos servidores estaduais. Segundo o Executivo, os valores serão depositados em três etapas, sendo a primeira no dia 19 de julho. Nessa data, serão pagos 25% do total. Outros 25% serão repassados em 19 de agosto, e o restante deve ser depositado no dia 17 de dezembro.

No começo deste ano, o governo de Carlos Moisés da Silva (PSL) ameaçou atrasar os salários dos servidores, justamente entre os meses de junho e julho. Em fevereiro, em entrevista à imprensa estadual, o governador Carlos Moisés reforçou o alerta. Segundo ele, seria preciso cortar custos para conseguir honrar os compromissos.

— Santa Catarina hoje já tem dificuldade em aprovisionar os 13º salário dos servidores. Não fez isso em janeiro, não fará em fevereiro. Então, necessariamente tem que fazer em março sob pena de não conseguir pagar o 13º salário. E também nós temos dificuldade nos próximos meses com a folha de pagamento. Esses assuntos têm que ser discutidos abertamente com a sociedade catarinense — disse o governador à época.

Agora, em nota, o governo afirma que foi possível garantir o pagamento dos salários devido à reforma administrativa, aprovada no último mês. A mudança extinguiu centenas de cargos e acabou com as Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs), que tinham estrutura de secretarias, em todas as regiões em que funcionavam.

Mesmo com essa mudança, o governo afirma que ainda será preciso cortar mais gastos nos próximos meses. Isso porque ainda será preciso pagar, até o fim do ano, um total de R$ 2,4 bilhões de financiamentos, além de cobrir o déficit da previdência estadual, calculado em R$ 3,9 bilhões.

Fonte: Jornalismo Rádio Videira
Foto: Divulgação
Comentários
Carregando...