Fumaça do Pantanal provoca chuva preta em SC

Fim de semana terá sobe e desce de temperatura no Estado

Durante a quinta-feira (17), tivemos chuva preta em algumas cidades do Oeste de Santa Catarina. E isso ocorreu por causa da fumaça dos incêndios do Pantanal, que esteve na altura de SC. A chuva faz um trabalho de “limpeza” da atmosfera. Ou seja, trazendo tudo que tem nela, como as partículas da fumaça, para a superfície.

O que provocou chuva dessa quinta-feira em parte do Estado, foi o deslocamento de uma frente fria. Esse sistema muda a direção do chamado ”Jato de baixos níveis”. Hoje sexta-feira (18), e principalmente no fim de semana, esse vento que fica a 1,5 km de altura, ficará do Pantanal em direção ao Sudeste do Brasil.

Esse comportamento de deslocamento da fumaça deverá seguir no domingo e início da semana que vem. No entanto, importante destacar que caso os incêndios no Pantanal continuem neste mês de setembro, nada impede que o vento possa novamente trazer fumaça para SC.

Previsão do tempo para o fim de semana

A semana termina em SC com influência de uma nova massa de ar seco. O sol aparece em todas as regiões ao longo do dia. Isso ocorre até mesmo naquelas cidades onde o início desta sexta-feira tem predomínio de nuvens. Ao longo do dia a temperatura sobe um pouco.

TEMPO NO SÁBADO

O sol novamente irá aparecer em todas as regiões apesar da companhia das nuvens. Chamo atenção que ao longo do dia vai ficar mais nublado no litoral e áreas próximas. Poucas cidades do Sul podem ter uma chuva fraca no fim do sábado. As temperaturas da tarde sobem mais no Norte onde ficarão em torno de 29°C. Boa parte do Estado na faixa dos 23 a 25°C.

VENTO: Importante destacar que ao longo do sábado, especialmente perto do meio dia, deveremos ter rajadas de vento Sul no Litoral e áreas próximas. Algo em torno de 50 km/h

TEMPO NO DOMINGO

A presença de uma massa de ar frio deverá deixar o dia com temperaturas um pouco baixas. Ao longo da tarde algo entre 17 e 19°C em boa parte das cidades. Só o Oeste deverá ter algo entre 20 e 22°C.

O sol aparece pelo Estado, mas teremos um dia bem encoberto – menores aberturas de sol – no Sul, Litoral, Vale do Itajaí e Norte devido a umidade do mar. 

Fonte: Jornalismo Rádio Videira/Leandro Puchalski
Foto: Divulgação