Escola de Pais de Videira completa 36 anos

Objetivo do grupo formado por voluntários é ajudar pais, futuros pais e agentes educadores a formar verdadeiros cidadãos através da educação

A Escola de Pais de Videira completa nesta terça-feira (13) 36 anos de atuação. Com a missão de ajudar pais, futuros pais e agentes educadores a formar verdadeiros cidadãos, os voluntários realizam atividades que contribuem para essa formação social. Além disso, visam conscientizar os pais da responsabilidade familiares do seu papel na educação e formação dos filhos, no seu próprio desenvolvimento e no seu inter-relacionamento; atualizar pais e educadores em práticas e princípios pedagógicos e promover maior aproximação e parceria entre família, escola e sociedade na perspectiva de uma educação integral do ser humano.

A história inicia em 20 de março de 1985, quando foi realizada primeira reunião, onde foi determinada a data de 13 de abril daquele ano para realização do Seminário de lançamento da Escola de Pais de Videira, que contou com a presença do Casal Presidente da Nacional, Zilpha e Ivo Nascimento, do casal Representante da Nacional em Santa Catarina Marylene e Francisco Xavier Medeiros Vieira e de membros das Escolas de Pais de Caçador, Joaçaba, Curitibanos e Lages, autoridades locais, educadores e casais da cidade. Os trabalhos foram iniciados e após o curso de preparação para lideres, aconteceu o primeiro Círculo de Debates no Colégio Adelina Regis.

A Escola de Pais de Videira é filiada à Federation International Pour L’Education Des Parents com sede em Paris e participante da Federação Latino-Americana de Escola de Pais. A Associação Escola de pais é uma pessoa jurídica sem fins lucrativos, voluntária, cristã não confessional, gratuita e formada por voluntários. Está aberta a todos os interessados na educação e orientação de jovens e crianças, independente de raça, condição social, credo Político, religioso ou nível intelectual. A Escola de Pais do Brasil é dirigida por uma Diretoria Executiva Nacional, que coordena, supervisiona e orienta o trabalho uniformemente em todo o país.

De acordo com Representante Nacional de Santa Catarina e membro da Escola de Pais de Videira, Idovino Baldissera, ao longo dos anos muitas pessoas foram beneficiadas pela iniciativa. Ele destaca ainda que, apesar das dificuldades em virtude da pandemia, os trabalhos continuam sendo feitos. “Atualmente temos 37 associados que se dedicam a repassar o conhecimento, contribuindo com a educação na nossa cidade”, acrescenta.

Idovino comenta ainda que quem tiver interesse em acompanhar e conhecer o trabalho realizado pela Escola de Pais pode acessar o site www.escoladepais.org.br ou o canal no YouTube. “Estão disponíveis webinars realizadas com o intuito de abranger o maior número de pessoas, levando nosso propósito educacional a todos os interessados”, enaltece.

Ele, que é membro da Escola de Pais há cerca de 30 anos, diz que é uma honra fazer parte dessa história, ajudando a melhorar a educação.  A Escola de Pais se sente honrada por estar atuante na educação familiar, não só no município de Videira, contribuindo para a melhoria dos relacionamentos familiares. Sabemos dos desafios que temos, mas estamos engajados em prol de um bem maior que é a educação. Só temos a agradecer a todos que fizeram ou fazem parte dessa história”.

 

Fonte: Rádio Videira
Foto: Escola de Pais de Videira