Curso para transporte de cargas perigosas é oferecido em Videira

Acidente com caminhão que transportava produto perigoso acende alerta para importância da capacitação dos condutores

O motorista profissional que dirige caminhão com carga perigosa deve ter a atenção redobrada ao conduzir o veículo, afinal, qualquer imprevisto pode ser fatal, tanto para ele quanto para as pessoas que estiverem próximas do local de um eventual acidente.

Produtos perigosos são todas as substâncias ou artigos encontrados na natureza ou produzidos por qualquer processo que, por suas características físico-químicas, representam risco para a saúde das pessoas, para a segurança pública ou para o meio ambiente.

A definição deixa evidente a responsabilidade do motorista que transporta carga perigosa e para isso ele deve estar preparado, pois este tipo de transporte é cercado de exigências. Uma delas é o curso de Movimentação de Operação de Produtos Perigosos, mais conhecido como MOPP.

O curso visa conceituar o produto perigoso, mostrar a legislação específica e as responsabilidades na operacionalização e tráfego desses produtos. Mas é importante ressaltar que esse curso não habilita o motorista para a condução de produtos perigosos.

O objetivo principal é proporcionar condições para que o carreteiro conduza o veículo com segurança, preservando a sua integridade física, a da carga, do caminhão e do meio ambiente, além de prestar um primeiro atendimento emergencial na ocorrência de qualquer acidente.

O MOOP deve permitir que o condutor conheça e aplique os preceitos de segurança adquiridos durante o treinamento e faça uso dos comportamentos preventivos e procedimentos no caso de emergência, desenvolvido para cada uma das classes de produtos perigosos.

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas da Região de Videira (Sintravir), Antonio Serighelli, lembra que no incidente ocorrido na tarde da quarta-feira, 8, em Videira a empresa que transportava o produto demonstrava estar regularizada para a função e aos interessados em realizar o curso do MOOP, lembra que ele está disponível aqui mesmo no município.

Fonte: Jornalismo Rádio Videira
Foto: Rádio Videira