Curso de Nutrição da Unoesc instala Clínica Escola em Videira

Objetivo é melhorar a qualidade de aprendizagem prática dos acadêmicos, criando espaços para atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de realizar atendimento para pessoas da comunidade.

O curso de Nutrição da Unoesc Videira deu início, nesta quinta-feira, dia 12 novembro, às atividades da Clínica Escola de Nutrição, iniciativa desenvolvida com o objetivo de melhorar a qualidade de aprendizagem prática dos acadêmicos, criando espaços para atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Além disso, a clínica vai realizar atendimento nutricional para pessoas da comunidade, com foco na promoção da alimentação adequada e saudável e em diversas condições patológicas, como obesidade, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, dislipidemias, síndrome metabólica e intolerâncias/alergias alimentares, entre outras anomalias.

A clínica funciona junto à sede da Unoesc, no bairro Universitário, em Videira, com atendimento todas às quintas-feiras, das 8h às 12h e 13h30 às 17h30. Os atendimentos serão supervisionados pela docente e egressa do curso, professora Marina Werner, credenciada no conselho de nutricionistas CRN 10.

Atendimento por agendamento

A população videirense poderá ser beneficiada pelos atendimentos nutricionais. No entanto, será necessário realizar o agendamento através do telefone 35334474, apenas nas quintas-feiras, ou a qualquer tempo, pelo Instagram do curso @ntricao_unoesc

“Importante ressaltar que durante o agendamento é preciso estar  portando documentos como a identidade, CPF, mais comprovante de residência de Videira e comprovante de renda de até no máximo cinco salários mínimos, os quais precisarão ser apresentados no dia do primeiro encontro. Os menores de 18 anos necessitam estar acompanhados de um familiar”, reforçou Marina .

Ela lembra que a duração média da consulta é de 1 hora de duração e, durante o processo, será feita uma avaliação antropométrica e dietética, visando à elaboração de um planejamento e aconselhamento nutricional adequado às necessidades individuais de cada caso.

Qualidade de vida em todas as faixas etárias

“O foco está centrado na promoção da alimentação adequada e saudável para crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes, nutrizes, atletas e a indivíduos em diversas condições patológicas, como obesidade, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, dislipidemias, síndrome metabólica e intolerâncias/alergias alimentares, entre outras”,comentou Marina.

Marina explica ainda, que o projeto de criação da clínica Escola de Nutrição, visa a melhorar cada vez mais a formação acadêmica dos futuros profissionais e, ao mesmo tempo, atender uma demanda crescente no município de Videira, por acompanhamentos nutricionais.

“Verificamos um aumento dos índices de sobrepeso e obesidade e, concomitante a isso, um avanço das doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) como diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias, que estão intimamente ligadas ao hábito alimentar do indivíduo, abrindo espaço para qualificar os acadêmicos para o mercado de trabalho tendo essa vivência da prática”, finalizou.

A  professora Ana Paula Arioti, coordenadora do curso garante que a clínica representa um avanço grande na formação dos acadêmicos que terão a experiência de atender individualmente os pacientes, além de contribuir para melhoria da qualidade de vida da população videirense, tornando-a mais saudável.

Ana lembra que o curso de Nutrição foi instalado em 2005 na Unoesc Videira e já formou mais de 150 profissionais

Fonte: Jornalismo Rádio Videira / Assessoria Unoesc
Foto: Unoesc