Curitibanos sedia Treinamento Nacional de Cães de Busca e Resgate

Município é a sede 2º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) e referência nacional nessa atividade

Aconteceu na última semana o Treinamento de Cães de Busca e Resgate de Restos Mortais na cidade de Curitibanos, sede do 2º Batalhão de Bombeiros Militar e referência nacional nessa atividade. O objetivo das atividades foi aprofundar o conhecimento nessa área e oportunizar diversas práticas para os cães e condutores.

A busca de restos mortais ganhou impulso nacionalmente após o desastre de Brumadinho, onde havia a necessidade do apoio dos cães para localizar e resgatar as vítimas superficiais e soterradas. No entanto, esse tipo de habilidade pode ser também utilizada na localização de vítimas de afogamento, deslizamento de terra, estruturas colapsadas, suicídio e crimes com ocultação de cadáver.

O Serviço de Busca e Resgate com Cães do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, está completando 10 anos de ativação. Iniciado em 2009, participou de ocorrências importantes a nível nacional como, o rompimento da Barragem em Mariana, Minas Gerais, e a tragédia de Brumadinho, também em Minas Gerais. De acordo com o cabo Fumagalli, a contribuição nas buscas das vítimas da tragédia em Brumadinho, no início deste ano, tornou a técnica desenvolvida em Santa Catarina conhecida pelo Corpo de Bombeiros de todo o Brasil. ” A técnica pioneira desenvolvida pelas equipes de Santa Catarina despertou curiosidade em diversos bombeiros, por isso, essa capacitação, que era para ser interna, foi aberta para profissionais de diversos estados”, explicou.

Ao todo, participaram 27 bombeiros militares e dois policiais civis dos estados de Santa Catarina, Amazonas, Amapá, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul. Atuaram como instrutores do treinamento o Cb BM Fumagalli e o Cap BM Moura do CBMSC, Sd BM Giandro e Cb BM Bartsch.

Fonte: Jornalismo Rádio Videira/ Corpo de Bombeiros Militar
Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação
Comentários
Carregando...