Coronavírus em SC: Sistema de mapas reúne informações da pandemia nos meios rural e urbano

Nova versão oferece ainda mais transparência aos dados e reforça o engajamento da Epagri na campanha de informação aos agricultores familiares no combate ao novo coronavírus

O Sistema de Informações Geográficas (SIG) para apoiar a tomada de decisões durante a pandemia foi atualizado e agora conta com informações sobre o meio rural. A nova versão atende demanda do Secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo de Gouvêa, para oferecer ainda mais transparência aos dados e reforçar o engajamento da Epagri na campanha de informação aos agricultores familiares no combate ao novo coronavírus. A tecnologia está disponível para livre acesso.

Luiz Fernando Vianna, pesquisador da Epagri e um dos responsáveis pelo projeto, explica que a atualização traz a divisão entre as áreas rurais, que estão representadas no mapa de abertura em verde, e as áreas urbanas, que aparecem na cor vermelha. Também é possível visualizar outras informações, como as redes e conexões entre as cidades, principalmente as das atividades agropecuárias. O pesquisador informa qual a diferença do sistema em relação ao que vem sendo realizado.

 

Viana explica ainda sobre o principal objetivo do projeto.

 

O projeto tem coordenação e execução da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram). Apoio e organização da Social Good Brasil (SGB) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Fonte: Jornalismo Rádio Videira/ Com informações da Assessoria de Imprensa
Foto: Epagri/ Divulgação