Congresso de Prefeitos da FECAM será focado na inovação, sustentabilidade e eficiência para os municípios

Congresso acontece dias 24, 25 e 26 de setembro em Florianópolis

Gestores das prefeituras catarinenses, lideranças políticas, parceiros, patrocinadores e profissionais da imprensa acompanharam na noite da terça-feira (30/7), na Associação Catarinense de Imprensa (ACI) em Florianópolis, o lançamento oficial da programação da 17ª edição do Congresso de Prefeitos.

Considerado um dos maiores congressos municipalistas realizados no Brasil o Congresso que acontece dias 24, 25 e 26 de setembro na Arena Petry, em São José, na Grande Florianópolis, e terá como tema a “Inovação, sustentabilidade e eficiência na gestão municipal”. O presidente da Federação, prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli ao fazer o lançamento destacou que a edição deste ano terá uma série de novidades focadas para a sustentabilidade dos municípios catarinenses.

“Será um Congresso sustentável, inovador e preocupado com a eficiência na gestão pública. Serão dias de grandes debates e a partir deles vamos poder adotar na prática, e não apenas no discurso, a direção da sustentabilidade em nossos municípios, pois precisamos efetivamente empreender ações que vão cuidar da natureza que clama no dia a dia por mais cuidados. Será uma oportunidade para que nossos gestores conheçam e levem soluções para melhorar a rotina das prefeituras catarinenses”, afirmou Ponticelli durante o lançamento oficial.

Ao lado de Ponticelli na apresentação oficial do evento, o presidente da Escola da Gestão Pública Municipal (EGEM) e prefeito de Rio Negrinho, Julio Ronconi, reforçou a importância da participação dos gestores no Congresso. Segundo Ronconi, o objetivo é justamente apresentar soluções para as prefeituras na questão de tecnologia e inovação. “Tenho certeza que será um dos melhores Congressos já realizados pelo empenho de todos. Será a oportunidade de nós, administradores, sairmos preparados para o dia a dia em nossas prefeituras”.

A programação do Congresso de Prefeitos será com base em três eixos de debate de conteúdos e experiências na busca por novos rumos para a eficiência e efetividade da gestão pública municipal: Eixo 1 – Conversas de Impacto e Inovações; Eixo 2 – Cidades em Rede e Redes de Inovação; Eixo 3 – Gestão Eficiente. Além disso, a Feira de Soluções que há 15 anos ocorre simultaneamente ao Congresso, terá o dobro de estandes do ano passado e abordará o tema “Cidades para pessoas, soluções para municípios”.

De acordo com o coordenador geral do Congresso, Alison Fiuza, um dos principais objetivos é incentivar o debate e a vivência sobre os desafios da inovação como estratégia para a gestão pública eficiente e sustentável. Para cada um dos temas serão apresentados programas e experiências onde os participantes possam colocar em prática nos municípios. “Nosso Congresso será focado na sustentabilidade, mas não vamos apenas falar em sustentabilidade, vamos fazê-lo, inclusive, estamos buscando realizar o primeiro Congresso municipalista sustentável do país, pois será feito com base na ISO 20121, a norma que certifica o gerenciamento de eventos sustentáveis”, destacou.

E alinhado ao tema central do evento, após o lançamento os convidados participaram de um coquetel ecológico, baseado na filosofia Slow Food, movimento que representa a união da ética e o prazer da alimentação fundidas na ecogastronomia. O coquetel foi preparado pelo chef Fabiano Gregório.

O lançamento oficial do Congresso de Prefeitos foi na Associação Catarinense de Imprensa (ACI), prestigiado por profissionais da imprensa, lideranças políticas e empresarias. O presidente da ACI, Ademir Arnon, elogiou a FECAM pela escolha do tema, pela seriedade com que organiza o conteúdo dos eventos e os entrega aos prefeitos catarinenses e suas equipes.

O Congresso

O Congresso de Prefeitos promovido pela FECAM, pretende reunir público de cerca de 2.500 pessoas nos três dias de evento, numa estrutura moderna e diferenciada que é a Arena Petry, em São José, na Grande Florianópolis. Em 2018, a extensa programação, que contou com a presença dos presidenciáveis, reuniu mais de 3.000 participantes.

O evento é voltado para prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, técnicos, servidores municipais, estaduais e federais, empresários, empreendedores e dirigentes de instituições privadas e instituições sociais, e terá como parceiros apoiadores o Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA), BADESC e APRENDE BRASIL.

Feira de Soluções

Durante os três dias serão apresentados produtos e serviços que podem ser incorporados no dia a dia das gestões públicas. A feira de soluções modernas e tecnológicas ficará ao centro da Arena Petry, na Arena Ágora, local que abrigará 60 expositores da área privada e cerca de dez parcerias com setores públicos, como universidades, instituições do Pacto Pela Inovação, entre outras. Chamada de aldeia da experimentação o tema é “Cidades para pessoas, soluções para municípios”

Até o momento, 70% dos espaços já foram comercializados. A Feira, que ocorre simultaneamente ao evento, apresentará um campo de interação e vivências aplicáveis para melhorar a vida nas cidades e ajudar as pessoas. Empresas que oferecem serviços e produtos voltados à gestão pública e que tenham interesse em expor suas soluções podem procurar a FECAM pelo telefone 48 3221-8800 ou e-mail [email protected]

 

Fonte: Jornalismo Rádio Videira/Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Comentários
Carregando...