Carnaval altera a prestação de serviços em Videira

Apesar de não ser feriado, repartições públicas decretam ponto facultativo durante a data

Embora muitos brasileiros tenham folga na terça-feira de Carnaval e nos dias que a antecedem, a data não é feriado nacional. Definidos por lei federal, os feriados nacionais são apenas 1º de janeiro, 21 de abril, 1º de maio, 7 de setembro, 12 de outubro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro.

O Carnaval, portanto, segundo o calendário oficial do governo federal, é considerado ponto facultativo na segunda-feira, 24, na terça-feira, 25, e até as 14 horas da quarta-feira de cinzas.

Além do serviço público federal, a data também é considerada ponto facultativo em estados e municípios, além de algumas empresas que optam por paralisar as atividades, o que acaba afetando a prestação de vários serviços.

 

Confira como fica a prestação de serviços

 

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que na segunda e terça-feira de Carnaval (24 e 25/02) não haverá atendimento ao público nas agências. Na quarta-feira de cinzas (26) o início do expediente será às 12h, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.

A Febraban orienta os clientes a utilizarem os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 24 ou 25 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (26). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

 

Correios

No dia 21 de fevereiro (sexta-feira), todas as unidades de atendimento funcionarão normalmente, bem como a rotina de entregas de cartas e encomendas em todo o país;

– nos dias 24 (segunda-feira) e 25 (terça-feira) de fevereiro, não haverá atendimento nas agências e entrega de objetos postais;

– na Quarta-feira de Cinzas (26 de fevereiro), as atividades de distribuição domiciliária e o atendimento nas agências serão realizados normalmente a partir das 12h.

 

Cartório Eleitoral

Não haverá expediente nos cartórios eleitorais de todo o estado de Santa Catarina na segunda-feira, 24, e na terça-feira, 25.

 

Unoesc

A Unoesc não terá atividades na segunda-feira, 24, e na terça-feira, 25. O expediente retorna na quarta-feira, 26, de manhã.

 

Coleta de lixo em Videira

A VT Engenharia, empresa responsável pela coleta de lixo em Videira, emitiu um comunicado em que informa que os serviços serão prestados de forma normal durante as festividades de Carnaval.

 

Comércio em Videira

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) decidiu em reunião que o comércio atenderá normalmente durante o Carnaval. Cada empresário, no entanto, é livre para seguir ou não a orientação da entidade.

Câmara de Vereadores de Videira

A Câmara de Vereadores de Videira fará ponto facultativo na segunda-feira, 24, e na terça-feira, 25. Desta forma, a sessão ordinária da próxima semana irá acontecer na quarta-feira, no horário de costume: 18h45min.

 

Prefeitura de Videira

A Administração Municipal informou que, seguindo o calendário escolar do Município e o horário de atendimento das instituições bancárias, e de acordo com o Decreto Municipal Nº 17.133/19, as Secretarias e Departamentos da Prefeitura retomam o atendimento normal a partir da quarta-feira (25), às 13h30 em virtude do Carnaval. Os serviços essenciais e alguns locais públicos terão atendimento diferenciado, conforme cronograma abaixo:

EDUCAÇÃO:
Segunda-feira (24): atendimento somente nos Cemeis para berçários e maternais
Terça-feira (25): não haverá atendimento nas Unidades Escolares e Cemeis
Quarta-feira (26):  atendimento normal nos Cemeis para berçários e maternais. Para as demais séries e unidades, atendimento normal a partir das 13h.

SAÚDE:
Serviços essenciais (UPA e Samu) seguem com escala normal de atendimento. Demais setores retomam atendimento na quarta-feira, em horário normal.

VISAN:
Equipe de plantão pelo telefone: (49)99158-1833 e equipes de campo com escala. Atendimento ao público a partir das 13h30 de quarta-feira.

SOCIAL:
Atendimento normal na Casa Lar e em sistema de plantão no Conselho Tutelar, através do telefone (49)99120-9788.

TURISMO E CULTURA
Museu do Vinho terá atendimento ao público no sábado e domingo das 14h às 17h30.

Fonte: Jornalismo Rádio Videira
Foto: Imagem ilustrativa/ Divulgação