Biblioteca Municipal terá consulta de títulos, reserva e renovação de empréstimo on-line

Aquisição do novo sistema foi feita através do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura

A Biblioteca Municipal Euclides da Cunha está dando um grande passo rumo ao futuro com a implantação de um novo sistema de gestão chamado SophiA, utilizado por grandes instituições, como, por exemplo, a Biblioteca Nacional. Totalmente informatizado, o sistema permitirá que os usuários realizem a consulta de títulos, reserva de livros e renovação de empréstimo através da internet.

A aquisição do novo sistema foi feita através do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, onde Videira foi um dos municípios vencedores na categoria Patrimônio Cultural, no segmento Gestão/Acervo, por meio do projeto “Organização e informatização de acervos da Biblioteca Municipal Euclides da Cunha”, sendo contemplado com o valor de R$30 mil.

Com o novo sistema, que está sendo implantado, será possível consultar, de qualquer lugar com acesso à internet, todos os títulos existentes na Biblioteca, permitindo que o nome da instituição videirense chegue cada vez mais longe. Além disso, será feita a padronização do acervo, catalogação e reavaliação dos 12 mil títulos existentes.

O próximo passo será a capacitação dos servidores para utilização do novo sistema, que deverá estar totalmente disponível a partir de 2021. Esse é o segundo ano que Videira é contemplada com o Prêmio. Em 2017, o projeto vencedor foi “Reforma das Instalações Elétricas e Reparo da Pintura da Estrutura Externa do Museu do Vinho Mário de Pellegrin”.

Fonte: Jornalismo Rádio Videira/Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação