Ar polar derruba as temperaturas em SC

Mesmo durante o período da tarde, as temperaturas não sobem muito sem passar dos 11 a 13°C na Serra, Meio Oeste, Oeste e Planalto Norte.

A semana está começando sob o domínio de ar frio de origem polar. Essa massa de ar é a responsável por trazer o amanhecer gelado em todas as regiões com temperaturas muito baixas pelo Estado.

Ao mesmo tempo, ela garante a presença do sol chegando até a predominar em muitas cidades. No período da manhã, a Serra tem chance de um chuvisco e/ou até uma chuva congelada, mas só neste período. Ao longo da segunda, o sol também aparece na região. Essa umidade da manhã está relacionada com um ciclone no mar na altura do RS. Ele também traz umas rajadas de vento da Serra ao Litoral. Vento que acalma ao longo da tarde.

Mesmo durante o período da tarde, as temperaturas não sobem muito sem passar dos 11 a 13°C na Serra, Meio Oeste, Oeste e Planalto Norte. Nas outras regiões, a tarde é mais tranquila pelo menos com 17 a 19°C.

A noite mais gelada dessa intensa massa de ar frio polar deverá ser de segunda para terça. O amanhecer de terça tem previsão de mínimas abaixo de 0°C no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte – entre -1 e -3°C. Na Serra, algumas áreas deverão começar o dia com -7 a -9°C. No Sul, Litoral, Vale do Itajaí esperamos algo entre 1 e 3°C ficando o Norte com algo entre 2 e 4°C.

As nuvens aparece bem ao longo do dia, mas não só mantendo o tempo seco como com aberturas de sol. A geada está prevista para o amanhecer de terça, mas algumas áreas não deverão ter devido a maior nebulosidade da noite.

O sol seguirá aparecendo durante toda a semana. As noites seguirão geladas ainda com geada na Serra e parte do Meio-Oeste e Planalto Norte. Porém, a cada amanhecer o frio perderá um pouco a intensidade. Vamos perceber isso mais nas temperaturas das tardes que a partir de quarta já estarão bem agradáveis em torno de uns 20°C em muitas cidades.

 

Com informações de Leandro Puchalski

Fonte: Rádio Videira / Leandro Puchalski
Foto: Divulgação