Amandinha 6 vezes a melhor do futsal mundial

Ferrão desbanca Ricardinho é o melhor do mundo

O reinado segue absoluto e agora com uma estrela a mais. Pelo sexto ano seguido, a brasileira Amandinha foi eleita a melhor jogadora de futsal do mundo. A eleição anual, chamada de Umbro Futsal Awards, é realizada através do site especializado Futsal Planet. Jogadoras como a espanhola Anita Luján, a portuguesa Ana Fifó e as brasileiras Renatinha, Luana e Débora Miúda concorreram com Amandinha.

Em 2017, Amandinha foi atuar nas Leoas da Serra, sua equipe até hoje. Pelo clube de Lages-SC, ela conquistou todos os títulos possíveis, com destaque para a Libertadores da América 2018, a Copa das Campeãs 2019 e o 1º Mundial Interclubes Feminino, também em 2019.

Nascida no Conjunto Ceará, subúrbio de Fortaleza, Amandinha deixou sua cidade Natal ainda na adolescência para atuar no Barateiro Futsal. Foi pela equipe de Brusque-SC que a ala chegou à seleção, alcançando o status de melhor do mundo pela primeira vez em 2014.

No masculino, o brasileiro Ferrão também conquistou como o melhor do esporte na última temporada. O Brasil ainda levou outros prêmios na disputa. A seleção foi premiada como a melhor do mundo em 2019; Leo Higuita, carioca naturalizado cazaque, levou como melhor goleiro, e Leozinho, do Sorocaba, levou o prêmio de melhor jogador jovem.

No prêmio de melhor jogador do mundo, o paulista Ferrão interrompeu uma sequência de cinco troféus do português Ricardinho, que sequer entrou na lista dos 10 indicados em 2019. Ferrão, pivô do Barcelona, teve como principais adversários o espanhol Adolfito e o brasileiro naturalizado italiano Alex Merlim, o Babalu.

Na categoria melhor seleção do ano, o Brasil desbancou Portugal, Espanha e Rússia, que fecharam o top4. Já no prêmio de melhor jogador jovem, Leozinho teve como principais adversários o espanhol Ortega e o corintiano Matheus, que ficou em terceiro.

Fonte: Rádio Videira/LCF
Foto: Liga Catarinense