Abril Marrom alerta para a prevenção de doenças que podem causar cegueira

As causas mais comuns de cegueira evitável são: a catarata, o glaucoma, a retinopatia diabética e a degeneração macular relacionada à idade

O Abril Marrom alerta sobre a prevenção, o combate e a reabilitação aos diversos tipos de cegueira. Entidades médicas e órgãos governamentais realizam atividades de conscientização sobre os cuidados com a visão. A iniciativa é fundamental, já que a maioria dos casos de cegueira é  tratável, quando diagnosticada precocemente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 60% a 80% dos casos de cegueira são evitáveis, e só no Brasil, segundo o IBGE, são mais de 6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual.

O oftalmologista, Nicolas Pérès destaca as principais doenças visuais que podem acometer as pessoas, lembrando que a visita ao oftalmologista deve ocorrer desde a primeira infância. É preciso monitorar a saúde dos olhos durante todas as fases da vida.

 

Entre as causas mais comuns de cegueira evitável estão a catarata, o glaucoma, a retinopatia diabética e a degeneração macular relacionada à idade. O oftalmologista destaca do que se trata cada uma delas, causas, sintomas e tratamento necessário.

 

Muitas dessas doenças são silenciosas, não apresentando sintomas nas fases iniciais, detectá-las precocemente previne a perda da visão, por isso é essencial ir ao oftalmologista no mínimo uma vez ao ano.

Fonte: Jornalismo Rádio Videira/ Jornalismo Rádio Tangará
Foto: Imagem ilustrativa/ Divulgação