Umidade do mar interfere no tempo de parte de SC

Massa de ar frio sobre o oceano que passa pelo mar não deve influenciar muito na temperatura em Santa Catarina, mas sim na condição do tempo.

A ilustração em destaque mostra a presença de uma grande massa de ar frio sobre o oceano. Como ela passa pelo mar, não deve influenciar muito na temperatura em Santa Catarina, mas sim na condição do tempo. Isso por que no ar frio, o vento sopra no sentido anti-horário. Pela posição do centro da massa de ar, o vento entra em Santa Catarina de Leste/Sudeste.

​Estas são direções que trazem umidade do mar para o Sul, Litoral, Vale do Itajaí e Norte. Sendo assim, há chance de chuva em momentos desta quinta-feira (22) nessas regiões, sobretudo entre Sul e Grande Florianópolis, já que no Norte e Vale têm mais aberturas de sol em boa parte do dia.

Nas demais regiões, Planalto, Meio Oeste, Oeste e Extremo Oeste, essa umidade do mar não interfere, deixando o dia com sol e nuvens.

O contraste de temperatura entre o Oeste e o Sul será grande, Enquanto as cidades mais próximas da fronteira com a Argentina têm um forte calor, os catarinenses do Sul têm uma tarde amena.

Umidade do mar ainda interfere nesta sexta-feira

Um pequeno deslocamento da massa de ar frio pelo mar faz com que o vento entre mais de Nordeste. Isso muda o tempo no Sul de SC, que terá sol e nuvens nesta sexta, com elevação de temperatura, trazendo uma tarde quente de 31°C.

No Norte, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí o vento Nordeste ainda traz umidade, deixando o dia com nuvens – que tanto permitem aberturas de sol quanto provocam momentos de chuva passageira.

Nas demais regiões, um dia de sol e nuvens. Ao longo da tarde teremos calor no Oeste, com 36°C. Já no Meio Oeste fará 31°C. Nas demais áreas, boa parte das cidades com algo entre 24 e 26°C

Fonte: Jornalismo Rádio Videira/Leandro Puchalski
Foto: Divulgação