A Chape foi derrotada pelo Botafogo e está na série B

Santa Catarina fica sem representante na série A

Chapecoense irá disputar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2020. Ao ser derrotada pelo Botafogo na noite desta quarta-feira, por 1 a 0, na Arena Condá, o Verdão do Oeste manteve os 28 pontos e não tem mais chances de sair da zona de rebaixamento. A equipe se junta ao Avaí, outro time catarinense que caiu antes da rodada final.

A queda da Chape é a primeira na história do clube no Campeonato Brasileiro. Depois de seis anos na primeira divisão, a equipe alviverde voltará à Série B, competição que disputou em 2013.

Em 2009, a Chapecoense estreou na Série D. Com a conquista do terceiro lugar, confirmou o acesso à Série C e ficou três anos na terceira divisão. A participação na Segundona aconteceu em 2012 e foi relâmpago. Em apenas um ano, conquistou o vice-campeonato e chegou à elite.

O clube alviverde irá enfrentar outros dois catarinenses na Série B do ano que vem. O Avaí confirmou o rebaixamento, e o Figueirense conseguiu garantir a permanência.

A Chapecoense colecionou números ruins no Brasileirão. Foram 19 derrotas, 10 empates e apenas 6 vitórias, um aproveitamento de 26,7%. Além disso, marcou 27 gols e sofreu 49 – o saldo é de -22.

 

Com o rebaixamento da Chapecoense à Série B confirmado nesta quarta-feira, Santa Catarina não terá nenhum representante na primeira divisão em 2020. Isso não acontecia desde 2001, último ano que o estado não teve ninguém na Série A.Em 2019, Santa Catarina foi representada por Avaí e Chapecoense, mas ambos sucumbiram antes da partida final. O Leão da Ilha caiu na 33ª rodada, ao empatar com o Cruzeiro.

 

Em 2001, o Figueirense disputou a Série B e conquistou o acesso. Em 2002, atuou na Série A e abriu o caminho para os catarinenses na elite. De lá para cá, Avaí, Chapecoense, Criciúma, Figueirense ou Joinville eram os representantes. O melhor ano foi em 2015, quando quatro times estavam na elite.

A Rádio Videira transmitiu a derrota da Chape para o Botafogo pelo placar de um a zero. O gol foi marcado por Rhuan. Acompanhe a narração de Wilson Antonio, reportagem de Silva Junior.

Fonte: Rádio Videira/Globo.com
Foto: Globo.com
Comentários
Carregando...