1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Em Videira, atualmente são 166 pessoas infectados pelo vírus e que recebem tratamento pelo SUS

Hoje, 1º de dezembro, é lembrado como o Dia Mundial da Luta Contra AIDS e é um dia que, cada ano, deve servir para desenvolver e reforçar o esforço mundial da luta contra essa doença. O objetivo deste dia é estabelecer o entrelaçamento de comunicação, promover troca de informações e experiências, e de criar um espírito de tolerância social.

A data abre uma possibilidade de se falar da infecção por HIV e da AIDS, de se ocupar das pessoas infectadas  e das doenças da AIDS, além de se saber mais sobre esta doença. Este dia internacional de ação coordenada contra a AIDS constitui já um evento anual na maior parte dos países.

Evocando as atividades de luta já em curso e encorajando novas iniciativas, o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS contribui para edificar uma ação durável contra o vírus.

Em Videira, existe um programa dentro da Vigilância Epidemiológica que dá suporte para as pessoas diagnosticadas com HIV. Elas recebem todo o atendimento e acompanhamento necessário para ter uma vida normal. Segundo o responsável pelo programa, o médico infectologista Bruno Vitiriti, como não existe uma cura para a doença é preciso se prevenir sempre, e no caso de dúvidas, a recomendação é procurar o serviço de saúde do município.

 

Fonte: Jornalismo Rádio Videira
Foto: Divulgação